Caminho perigoso

Leitura Bíblica: Provérbios 5.21-23


A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda (Pv 16.18).


Diz um ditado: “Um homem perverso junta corda suficiente para se enforcar”. No caso de Hamã, ele construiu a sua própria forca (Et 5). Este é o destino dos maus. O Salmo 7.14-15 diz isso: “Eis que o ímpio está com dores de iniquidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira. Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz”.

Se olharmos para a vida de Hamã, podemos ver algumas atitudes perigosas, atitudes que levaram a sua ruína. Primeiro vemos que ele tinha autoconfiança em excesso. Falava com orgulho de suas riquezas e poder. Como diz Provérbios 28.26: “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo”. Confiar em si mesmo é viver sem alicerce. Nossa confiança é o Senhor. 

A autoconfiança de Hamã era acompanhada de orgulho. Devemos lembrar tudo vem de Deus. “Pois quem é que te faz sobressair?”, perguntou Paulo. “E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1Co 4.7). William Barclay escreveu: “O orgulho é o solo no qual todos os outros pecados crescem e a fonte de onde todos os outros pecados se originam”. 

O orgulho de Hamã fez com que o seu coração se enchesse de ódio (Et 5.9). Seu ódio por Mordecai tirava sua paz e o levou a desejar cada vez mais o mal a seu inimigo predileto. “A maldade é incapaz de perdoar e deve sem­pre buscar vingança. A maldade tem uma memória excelente para as mágoas e lem­branças ruins do passado e uma memória terrível para a bondade. O aspecto mais pérfido da maldade é sua necessidade de ser colocada em prá­tica; mais cedo ou mais tarde, precisa se expressar. Mas tome cuidado quando atirar em seu inimigo! Os projéteis costumam ricochetear no alvo e voltar para o atirador!” (Waren W. Wiersbe). 

Que Deus nos livre da autoconfiança, orgulho e maldade e nos guie no caminho da confiança, humilde e no  amor. 


Considere os seus caminhos. 

Comentários