Acima de nossas forças

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 1.8-9


Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte (2Co 12.10).


O que é um problema acima da sua força? Paulo dá um exemplo. Ele diz que a ameaça de morte ou uma sentença de morte é acima da força humana. Alguém disse que para tudo se dá jeito, menos para a morte. Podemos aparentemente reagir a todos os problemas que enfrentamos, mas uma ameaça de morte revela o quanto somos dependentes. “... foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nos, e, sim, no Deus que ressuscita os mortos” (2Co 1.8-9). A fé que Paulo demonstra aqui é grandiosa. Ele diz que enfrentar um problema sem solução não o levou ao desespero, mas fortaleceu a sua confiança em Deus. Ele diz que Deus permitiu que ele passasse por aquela situação difícil para que entendesse que em sua vida deveria abandonar a autoconfiança. Devemos confiar em Deus. No Deus que ressuscita os mortos. No Deus que gera a vida e que a sustenta, que soluciona qualquer tipo de problema. 

“A pressão dos lugares difíceis faz-nos dar valor à vida. Toda vez que nos volta a alegria da vida depois de uma grande aflição, é como um novo começo; conhecemos melhor quanto ela vale e aprendemos a aplicá-la melhor para Deus e o homem. As duras provas e as situações difíceis são necessárias para nos impelir para a frente, assim como a fornalha no porão do grande navio, a qual produz a energia que move o pistão, que impulsiona o motor e que impele a poderosa embarcação através dos mares, arrostando os ventos e as ondas” (A. B. Simpson).

Cada dificuldade que enfrentamos é uma oportunidade de exercitar a dependência e confiança em Deus. Cada batalha vencida é uma confirmação do cuidado e bondade de Deus dispensados à nossa vida. As lutas e tribulações são momentos que nosso relacionamento com Deus se estreitam, momentos de apreensão que logo se transformam em gratidão. 


Nossa força está na confiança.  

Comentários