Vida em eloquência

Leitura Bíblica: Filemom 1.4-7

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor (1Co 1.9).


Perguntaram ao escritor alemão Emil Ludwig, como ele conseguia que os personagens de suas famosas biografias parecessem tão vivos. Ele respondeu que, escolhido o tema, o personagem e a biografia comiam com ele, pensavam com ele, viviam com ele enquanto estivesse comendo, escrevendo. Esta mesma ideia devemos ter para que possamos falar sobre Jesus e fazê-lo conhecido. Esta também é a única forma de termos verdadeira comunhão com Deus. Nossos atos devem ser realizados na presença de Deus.

Também é muito importante vivermos em humildade, sempre dependentes de Deus, em oração seja para realizar nossas atividades diárias como também para pregar o evangelho. “Nenhum pregador pode subir ao púlpito sem antes ter descido, pela oração, os degraus da humildade. Na oração, o egoísmo se quebranta. O medo se desfaz, e a certeza da vitória aparece clara como a luz do sol ao meio-dia” (Cabral).

Conta-se que um jovem vivia criticando quem ia pregar, dizendo que, se fosse ele, pregaria muito melhor. Um dia, o pastor deu oportunidade ao moço para pregar. Ele subiu ao púlpito, orgulhoso, sorridente. Tentou achar um texto na Bíblia, de um lado para outro, e nada. Suou, pediu desculpa, e desceu cabisbaixo. Sentou noutro lugar, junto a um irmão experiente, que, percebendo sua tristeza, disse: “Moço, se você tivesse subido como desceu (humilde), teria descido como subiu (alegre)”. Como disse Salomão: “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” (Pv 15.33).

Às vezes, temos bastante eloquência para falar a respeito de tantos assuntos, como culinária, esporte, lazer, mas nem sempre nos envolvemos com o mais importante que é anunciar o evangelho. Que possamos nos interessar mais em nossa missão como despenseiros da graça de Deus. E que vivendo em humildade, através do auxílio do Senhor, possamos anunciar a verdade com eloquência.  


O Espírito de Deus nos vivifica.

Comentários