Espera abençoada

Leitura Bíblica: Salmo 40.1-3

Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo (Sl 33.20).


Muitos, como eu, ficam um pouco ou muito irritados quando têm que esperar. É difícil esperar ser atendido em uma consulta, esperar nas muitas filas, esperar uma reunião começar e até mesmo ela acabar. Mas a espera faz parte da vida. Algumas são por causa da negligência humana, mas outras, porque fazem parte do plano de Deus. A Bíblia nos ensina em algumas passagens que devemos esperar no Senhor. “Descansa no Senhor e espera nele” (Sl 37.7). “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo” (Sl 27.14). “Espera no Senhor, segue o seu caminho” (Sl 37.34).

A espera em Deus nunca deve nos irritar, muito menos nos fazer questionar o seu propósito. Devemos, como Davi em nosso texto base, esperar com confiança. Uma espera em paz. Uma espera em alguém que sabe o que faz, que é dono do tempo. Que sabe o momento apropriado de cada coisa acontecer. 

Paul David Tripp disse: “Para o filho de Deus, esperar não significa apenas o que ele vai receber ao final de sua espera. Deus usa a espera para fazer em mim e através de mim exatamente o que ele prometeu. Através da espera ele está me transformando. Através da espera ele está mudando os meus pensamentos e desejos. Através da espera ele está me levando a ver e a experimentar novas coisas sobre ele e sobre seu reino. Tudo isso me molda e me capacita a ser uma peça mais útil em suas mãos redentoras”. A espera faz parte de nossa formação. Enquanto esperamos amadurecemos. 

Muitas vezes nosso problema em esperar está relacionado à insegurança do que virá e à falta de controle de quando virá. Mas quem espera no Senhor sabe que o livramento virá. Sabe que sua alma pode descansar. Quem espera no Senhor segue o seu caminho tranquilamente. Na caminhada fortifica seu coração. “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (1Pe 1.13). 


O amor é paciente, tudo espera. 

Comentários