Encontro pessoal

Leitura Bíblica: João 4.7-10

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (Jr 29.13).


Assisti a um filme que contava a história de um casal. Eles tinham uma loja de conveniência e estavam conversando enquanto serviam as pessoas. Conversavam a respeito de uma casa que queriam comprar. Estavam escolhendo sua casa num catálogo de casas pré-montadas, porque não tinham dinheiro para pagar um arquiteto. Entre os fregueses estava um grande arquiteto famoso que sensibilizado com aquela cena ofereceu-se para desenhar uma planta para a casa deles. O casal não conhecia o homem e o esnobaram totalmente. Falaram que ele estava sem serviço e por isso queria se aproveitar deles. Que não iriam entregar o sonho da vida deles nas mãos de um qualquer arquiteto desempregado. Assim aquele homem famoso foi embora com raiva.

A cena aqui é parecida. Jesus encontra com uma mulher samaritana junto a um posso. Ele lhe pede água. Ela, não reconhecendo que era Jesus, o questiona: Como o Senhor me pede água? Sua pergunta foi porque os judeus eram inimigos dos samaritanos. Jesus respondeu: “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” (Jo 4.10). 

Jesus chega para conversar conosco. Está presente em nós pelo Espírito Santo. Como aquela mulher, demoramos a aceitar que é Jesus que está falando conosco. Dizemos: eu sei que ele vai um dia chegar, me ensinar, me dirigir e me aconselhar. Para nós, que somos como aquela mulher, Jesus diz: Eu o sou, eu que falo contigo. Precisamos perceber mais a presença de Jesus. Vivemos muitas vezes como se a distância que estamos de Deus fosse infinita. Como se, por causa de não sermos perfeitos, Deus cada vez ficasse mais distante. Devemos lembrar que assim como ele se aproximou daquela mulher que já tinha tido 5 maridos e estava vivendo com um homem que não era seu marido, ele se aproxima de nós por amor. Ele não desiste de nós. 


Deus está perto.

Comentários