Encontro de gerações

Leitura Bíblica: Salmo 128

Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! (Sl 128.4)


Nossa família é um presente de Deus. Aqueles que têm o privilégio do convívio de diferentes gerações têm uma experiência abençoada. Filhos que têm seus pais e avós vivos e presentes devem aproveitar esta oportunidade. 

Encontro de gerações é experiência de alegria. “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor” (Sl 128.1). Feliz aquele que pode ver os filhos de teus filhos. “Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado” (Sl 127.5a). Os que já são pais e avós podem descrever o sentimento maravilhoso e feliz que é ter filhos e netos, ver a continuidade da sua geração. É uma alegria ter filhos, quem tem netos vê essa alegria renascer, multiplicar. Comparando com uma videira, o salmista diz: “Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera” (Sl 128.3a). A videira produz uva, fonte de alegria para os israelitas. Também as uvas eram valiosos bens. Assim é vista uma família que se multiplica. 

Encontro de gerações é experiência abençoada. O relacionamento entre pais e filhos, avós e netos, embora pareça uma relação distante em alguns aspectos pela diferença de idade, é uma experiência reciprocamente abençoadora. É abençoada a oportunidade de se ter filhos e os filhos também formarem uma família. Mesmo quando os filhos já estão casados, moram em outros lugares, sempre é bom poder voltar para a casa dos pais e dos avós. É abençoada a oportunidade de compartilhar por gerações a palavra de Deus e ver que a fé dos avós foi transmitida para o filho e para o filho do seu filho, como Paulo descreve na família de Timóteo (2Tm 1.5-6).

Devemos valorizar e aproveitar este relacionamento feliz e abençoado. Lembre-se que os grandes ensinamentos para a vida estão em pequenas coisas que aprendemos, principalmente através de um relacionamento familiar saudável. Lembre-se que a base da família abençoada está em seus membros viverem no temor do Senhor. 


Família, bênção de Deus. 


Comentários