Viva a vida

Leitura Bíblica: Salmo 90.10-12

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gl 5.22). 


Em certa ocasião alguém perguntou a Galileu Galilei: Quantos anos tens? Oito ou dez, respondeu Galileo, em evidente contradição com sua barba branca. E logo explicou: Tenho, na verdade, os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais. Galileu pode parecer pessimista, mas na verdade ele foi bem realista. Ele sabia muito bem contar os seus dias, reconhecendo os momentos que ainda tinha pela frente. Sabia a importância dos dias passados e ao mesmo tempo entendia que o que lhe restava para viver e aproveitar era o presente e o futuro. Devemos viver com sabedoria e aproveitar bem os nossos dias. Afinal, eles passam muito rápido. O jovem pode pensar que ainda tem muito tempo pela frente, mas logo ele terá uma idade avançada e irá dizer como os demais idosos dizem: “Passou muito rápido”. 

Viva melhor, viva da melhor maneira, viva uma vida de amor. Um texto de autor desconhecido diz: “A melhor coisa que você pode dar: Ao inimigo, é o seu perdão. Ao adversário, sua tolerância. Ao amigo, sua atenção. Ao filho, bons exemplos. Ao pai, sua consideração. À mãe, comportamento que a faça sentir-se orgulhosa. A todos, amor. A você próprio, respeito”. 

Podemos acrescentar muitas coisas a esta lista. É essencial cuidar da saúde, física e espiritual - boa alimentação, exercícios físicos, leitura da Bíblia, oração. Cultivar boas amizades, bons pensamentos. Negativamente, devemos evitar viver despreocupadamente, sem cuidar das áreas citadas anteriormente, sem temor a Deus, acreditando que independente das ações tomadas não existirão consequências relacionadas. 

Que possamos lembrar que todos os dias são presente de Deus. E presentes devem ser usados com carinho. “Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades, momentos” (Martha Medeiros).


Viva com responsabilidade e gratidão. 

Comentários