Superioridade

Leitura Bíblica: Filipenses 2.3-5


Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef 4.2).


Um poderoso rei foi acusado por seus compatriotas de indigno de ser comandante, indigno mesmo de ser considerado nobre. No entanto, encontrava prazer em escutar as palavras, tão incômodas aos ouvidos dos soberbos; dizia que os oradores lhe tinham prestado um grande serviço censurando-lhe os defeitos, pois só assim poderia corrigir-se. Certo prisioneiro dirigia-lhe muitas acusações. Ponde-o em liberdade - disse o rei. Não sabia que era dos meus amigos - respondeu seu servo. Sugerindo-lhe alguém a punição de um homem que dele tinha falado mal, respondeu: Vejamos primeiro se lhe demos motivo para isso. Então ouviu-o com paciência. Ao final perguntou ao agressor: Que poderia eu fazer que fosse agradável à República? Obteve a resposta: Enforcar-te. Os expectadores, indignados, dispunham-se a puni-lo. O rei não deixou, dizendo: Deixai-o em paz; e dirigindo-se aos outros embaixadores: Dizei aos vossos compatriotas que aquele que insulta deste modo é muito inferior ao que, podendo puni-lo, perdoa-lhe.

É realmente preciso ter muito controle para ter atitudes iguais a deste rei. Por muito menos, ficamos irados contra o nosso próximo. Temos dificuldade em perdoar e tratar bem aqueles que nos maltratam. Mas devemos considerar que melhor é o caminho do perdão. Melhor é ouvir e saber o que os outros têm contra nós. Sempre podemos tirar lições e aprender com os que nos criticam, mesmo que não tenham nenhuma razão, Assim exercitamos a longanimidade e demonstramos a humildade de quem não se deixa abater pelas críticas. “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Fp 2.3-4).

Sigamos o caminho da verdade e da tolerância em humildade. “O humilde vence sempre por estar protegido da estupidez do orgulho” (Chaim Mesquita). 


O perdão é superior. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Bom é inimigo do ótimo

Mensagens Diárias 5

Egoísmo