Perspectiva de amizade

Leitura Bíblica: Filipenses 1.27-30

O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos (Pv 15.30).


Em 2020, algo inesperado aconteceu. A pandemia do Covid-19 trouxe o isolamento social. Além dos diversos problemas que enfrentamos, finanças, saúde etc, por muito tempo ficamos sem poder visitar os amigos e até mesmo os parentes mais próximos. A palavra saudade foi muito usada. Saudade de ir à igreja, ir a restaurantes, shoppings, mas principalmente saudade das pessoas. É na hora que somos impedidos de algo que sentimos mais falta. 

É importante valorizar os amigos e também a solidariedade, afinidade e afeição por pessoas que conhecemos. Muitos têm medo de se relacionar, medo de ser traído. Mas podemos sentir que o isolamento é muito pior do que os possíveis atritos da amizade. Devemos nos abrir aos relacionamentos, fazer amizades e sermos amigos.

William J. Bennett falando sobre isso disse: “Amizade é mais que afinidade e envolve mais que afeição. As exigências da amizade - franqueza, sinceridade, aceitar com a mesma seriedade as críticas e os elogios do amigo, lealdade incon­dicional e auxílio a ponto do sacrifício - são estímulos poderosos para o amadurecimento moral e o enobrecimento. A amizade genuína requer tempo, esforço e trabalho para ser mantida. A amizade é algo profundo. De fato, é uma forma de amor”. 

Busquemos amizades verdadeiras em pessoas que possamos compartilhar momentos preciosos que Deus nos dá. Em pessoas que possamos elogiar, mas também, com sinceridade, corrigir. Em pessoas que sejam nossos companheiros na caminhada cristã, com as quais possamos viver firmes, em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé. Unidos pela amizade seremos fortalecidos contra os adversários e adversidades. 

Como disse, no isolamento pudemos ver como faz falta estar próximos das pessoas. Agora que temos esta liberdade, aproveitemos, alimentando as amizades, alimentando o amor e crescendo em aproximação de antigas e novas amizades. 


Compartilhe a vida com os amigos.

Comentários