Peregrinos

Leitura Bíblica: Hebreus 11.13-16

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma (1Pe 2.11).


Somos peregrinos. Nem sempre lembramos disso. Acredito que as dificuldades que enfrentamos na vida têm como um dos objetivos nos dizer: Você não está em casa, está a caminho de casa. Toda viagem tem seus problemas e incômodos do caminho. Mas quando viajamos, ficamos felizes, pois em breve chegaremos ao destino que tanto desejamos. A vida é uma peregrinação e precisamos estar conscientes disso. Calvino disse: “O Senhor, para impedir esse mal (de buscar a felicidade nesta terra), mostra a seus servos a vaidade da vida presente, disciplinando-os constantemente por meio de diversos sofrimentos, para que não esperem paz e tranquilidade nesta existência. Para que não desenvolvam autoconfiança desordenada, adverte-os por meio de enfermidades e perigos e coloca diante dos seus olhos quão frágeis e efêmeros são os bens sujeitos à mortalidade” (As Institutas, IV.16.33).

Viver como peregrino é ter no coração maiores desejos pelo céu, anseios maiores por chegar no destino. É amar mais o novo céu e nova terra do que os bens deste mundo. W. W. Wiersbe disse: “Um vagabundo não tem casa, um fugitivo está fugindo de casa, mas um peregrino está indo para casa. De acordo com Hebreus 11.13-16, os pa­triarcas confessaram que eram ‘estrangei­ros e peregrinos na terra’. Todos tinham os olhos fixos no futuro, na cidade gloriosa que Deus estava preparan­do para eles e passaram adiante essa visão celestial a seus descendentes”. 

A atitude de um peregrino é ter uma vida apoiada em Deus. O peregrino percebe a diferença entre as conquistas temporárias deste mundo e a conquista da coroa celestial. Sabe que sua vida só será completa quando tiver um encontro com Deus. O peregrino ainda não chegou a seu destino, sua vida é uma caminhada, cada dia está mais perto, cada dia está mais forte e consciente de que segue pelo caminho certo. 


Sigam no caminho de casa. 


Comentários