Novas amizades

Leitura Bíblica: Filipenses 4.2-5

O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão (Pv 18.24).

Existem amigos mais chegados que irmãos. Amigos assim tão próximos, geralmente temos poucos. Mas será que ainda existe espaço para novas amizades? A resposta é sim. Enquanto estivermos vivos, devemos estar abertos a novas amizades. Outra pergunta: Será possível que novos amigos sejam tão íntimos como os de nosso passado? A resposta também é sim. Desde que estejamos dispostos a buscar novos amigos e abertos a eles. E também estejamos dispostos a alimentar bem esta nova amizade. Embora seja muito difícil medir a proporção da amizade, podemos sim ter grandes amigos em qualquer tempo. 

James Boswell disse: “A amizade, o ‘vinho da vida’, tal como uma adega bem provida, deveria ser constantemente renovada; e é consolador pensar que, embora raramente seja possível a reposição no mesmo nível das generosas primeiras-safras da juventude, a amizade torna-se imperceptivelmente antiga em tempo bem menor do que se imagina, e não são necessários muitos anos para se tornar madura e agradável”.

A amizade é algo interessante. Podemos nos aproximar de pessoas diferentes e de diferentes formas. Temos amigos no trabalho, na igreja, na família. Têm pessoas que rapidamente se tornam nossos amigos, com outros, a amizade demora muito tempo para se consolidar. Independente de tudo isso, devemos lembrar que a vida é para ser compartilhada. É na amizade que crescemos, ajudamos e somos ajudados. É no relacionamento uns com os outros que demonstramos amar a Deus. No amor ao nosso próximo revelamos que cremos em Deus. A amizade é um exercício no qual exercitamos o perdão, a maturidade, a tolerância e o amor. A amizade é uma grande virtude humana e parte importante para a felicidade na vida. A vida solitária é muito triste. Viver próximo das pessoas traz alegria. É um bem mais precioso do que o dinheiro. 


Cultive a amizade, cative novos amigos. 

Comentários