Feito é melhor do que perfeito

Leitura Bíblica: Filipenses 3.12-16


Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Ec 9.10).


No texto de ontem falamos que devemos nos esforçar para realizar as coisas com excelência. Lembramos que bom é inimigo do ótimo quando serve como desculpa para abandonar algo que poderíamos realizar melhor. Deve ficar claro que isso não quer dizer que só merece importância na vida atividades excelentes, acima da média. Quando falamos que devemos buscar melhorar, não temos a intenção de desmotivar ações boas. Muitos pensam erradamente que nem devem tentar fazer algo. Dizem: não sou tão bom nisso, não vai ficar bem feito. Mas, afinal, para se tornar bom e depois ótimo não é preciso começar um dia? É treinando que se torna apto. É errando que se aprende. A força vem depois de muito esforço. Tentativa e erro fazem parte do processo de crescimento. 

Feito é melhor do que perfeito. Gostei muito desta frase. Se esperarmos alcançar a perfeição para fazer algo, nunca iremos realizar nada. Até a pessoa que faz melhor do que os outros ainda está longe de alcançar a perfeição. Perfeito só Deus. Como lembrou o salmista: “Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado” (Sl 119.96). O melhor marceneiro faz o mesmo móvel com milímetros diferentes. O melhor cantor não alcança a afinação correta o tempo todo. 

Lembremos que a vida não pode ser um constante ensaio. Existem pessoas que parecem que estão sempre se preparando para fazer algo. Estão esperando o momento perfeito quando ele já chegou. O que deve ser feito é conforme as nossas forças, não além delas. Uma criança pode ler com maior dificuldade que um jovem. E mesmo duas pessoas da mesma idade tendo recursos parecidos, irão realizar a mesma coisa de forma diferente. 

Feito é melhor do que perfeito. O que vier à nossa mão para fazer, façamos com maior dedicação. Não devemos abandonar nenhum serviço por timidez ou vergonha. Devemos ser humildes ao fazê-lo mesmo que nossa ação demonstre o quanto somos limitados. 


Liberte-se da omissão. 

Comentários