Expressão da alma

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 2.14-17


O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate (Pv 15.13).


Existe muita preocupação com a aparência. Por isso muitas pessoas vão até as academias, compram roubas bonitas e usam maquiagens. Mas sabe qual a melhor forma de cuidar da aparência? É cuidando do coração. A expressão do rosto revela muito mais do que nosso envelhecimento, ela revela nossos sentimentos e nosso caráter. Nossa expressão revela quem realmente somos. É uma representação de nós. John Marks Templon ilustra este assunto dizendo: “A Mona Lisa não se tornou conhecida pela sua beleza, nem pela infâmia da sua história, mas apenas pela expressão eterna no seu rosto. Na Últi­ma Ceia, de da Vinci, os rostos dos apóstolos são os que contam a lenda - a falta de fé de João, a ira de Pedro e o medo de Judas”. 

Não importa o quanto forçamos um sorriso ou tentamos disfarçar a nossa maldade. Está na cara, está visível a qualquer pessoa, seja nossa raiva ou amor, seja nossa preguiça ou disposição. Seja o que estiver no coração é transmitido por nossa expressão facial. 

Por isso repito: única e melhor forma de cuidar da aparência é cuidando do coração. Só quem busca a Deus, quem tem prazer em conhecê-lo e andar em seus caminhos, pode exalar o bom perfume de Cristo. Só quem realmente teme a Deus, que confessa seus pecados, pode dar um verdadeiro testemunho de um viver piedoso. Mais do que roupa de crente, vocabulário de crente, música de crente, é importante um semblante sereno de alguém que vive como crente. É através do constante andar com Deus que começamos a imitar seus passos. Desta forma, nossa aparência não é uma maquiagem e sim, uma realidade. 

Paulo falando a Timóteo ressaltou que muitas pessoas iriam parecer piedosos, mas na realidade era uma falsa piedade. Veja 2Timóteo 3.5: “Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”. Seu conselho é que devemos fugir destes. E acrescento que também devemos fugir de ser um destes. 


Os olhos são a janela da alma.

Comentários