Cuidado silencioso

Leitura Bíblica: Ester 4.12-14


Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina (Pv 21.1). 


O livro de Ester nos mostra que Deus está constantemente operando. Muitas vezes, de forma silenciosa, diferente dos grandes milagres como os que ocorreram no livro de Êxodo e em vários outros momentos da história. Podemos dizer que Deus age através da providência aparentemente comum. Embora o livro de Ester não mencione o nome de Deus, é clara sua ação em toda a história do livro. O nome de Deus ausente em Ester traz um pouco a metáfora da presença invisível de Deus. Assim como não existe o nome de Deus no livro de Ester, mas ele está presente em cada cena e momento. No mundo de hoje, mesmo que Deus não se manifeste em alguns momentos, a nosso ver ele está presente em tudo. Como diz Jó 35.14: “Jó, ainda que dizes que não o vês, a tua causa está diante dele; por isso, espera nele”. 

No capítulo 1 de Ester vemos uma festa que era para ser apenas movida pela alegria, mas acaba com a rainha Vasti sendo destituída de seu cargo por não acatar a ordem do rei de desfilar para seus convidados. Vemos aqui a ação invisível de Deus pre­parando o caminho para a entrada de Ester na historia. No capítulo 2, pela sugestão dos conselheiros de Assuero, acontece a escolha da nova rainha. Mais uma vez vemos Deus agindo e tudo cooperando para que Ester fosse escolhida. Ela é auxiliada por Mordecai, seu cuidadoso primo, ajudada por Hegai, o homem que preparava as mulheres para encontrar com o rei. Ela agradou a muitas pessoas e especialmente ao rei que a escolheu. Deus queria Ester no palácio real, onde ela poderia interceder por seu povo. 

Em nossa vida, nem sempre vemos Deus agindo, mas é certo que em todo tempo e em todas as circunstâncias, ele está presente. Deus cuida de tudo. Uma porta pode se fechar, outras irão abrir. Podemos tristes questionar: Onde está Deus? Mas ainda que não possamos ver, a nossa causa está diante dele. 


Espera em Deus.  

Comentários