Criado mudo

Leitura Bíblica: Tiago 1.9-12


Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente (1Pe 2.22).


Conta-se que em 1820, os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados. Alguns desses homens e mulheres passavam dia e noite imóveis ao lado da cama com um copo d’água, roupas ou o que mais fosse. Porém, alguns senhores achavam incômodo o fato de eles falarem, e muitos chegavam a perder a língua. Outros sofreram duras punições para “aprender” a nunca se mexer quando houvesse alguém dormindo. Um dia, surgiu a ideia de uma pequena mesinha para ficar ao lado da cama, usada basicamente para apoiar objetos. Esse móvel exercia a mesma função do escravo doméstico e foi chamado de criado. Então, para não confundir os dois, passaram a chamar o móvel de criado-mudo.

Esta história que muito nos assusta vem demonstrar como o ser humano é egoísta, como é capaz de tratar seu próximo como se ele fosse apenas um objeto. Hoje não existe escravidão no Brasil. Mas o desprezo e preconceito acontece das mais variadas formas. Conforme algumas pesquisas, no Brasil, o maior preconceito está relacionado à classe social. Respostas sobre as razões pelas quais já sofreu preconceito chegaram ao seguinte resultado: Classe social - 30%; Local onde mora - 28%; Religião - 26%; Sexo - 24%; Cor ou raça - 22%; Orientação sexual - 9%. 

O que gostaria de pensar a respeito de tudo isso é: a importância de cumprir nosso papel de cristão. Mesmo vivendo em uma sociedade preconceituosa, devemos praticar o amor e tomar todo o cuidado para não nos deixar levar pelo egoísmo. O desejo de nos destacar, de ter primazia e diminuir os outros tentará nos cativar. Ao ver a maldade que existiu e ainda existe no coração do homem, que possamos nos guardar desde grande mal. Seja a nossa oração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24). Que possamos nos livrar de qualquer tipo de preconceito em relação ao nosso próximo. 


Cuidado com a discriminação.

Comentários