Ação da oração

Leitura Bíblica: Lucas 11.1-4

Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6.10). 


Algumas pessoas entendem erradamente que podem alterar a vontade de Deus. Afirmo que não. A oração não muda Deus, mas muda aquele que ora. A principal ação da oração é nos aproximar de Deus e gerar em nós uma identidade com Jesus. A oração nos transforma, nos faz mais parecidos com Jesus. Esta intimidade nos faz orar cada vez melhor, de acordo com a vontade de Deus. 

Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Somos então capazes de ter comunhão com ele. A comunhão mais estreita com Deus se dá através da oração. Nossa maior motivação a orar deve ser pelos efeitos que ela causa em nós. Não pelo que podemos mudar em Deus. Pois, como diz Tiago 1.17, Deus não muda: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

O que a ação da oração produz em nossa vida? Quais são os efeitos da oração? A oração sincera e correta nos aproxima de Deus; por ela falamos diretamente com Deus. Ela nos torna mais humildes, porque reconhecemos nossa carência e completa dependência de Deus. Ela é um exercício de fé, pois oramos plenamente confiantes de que Deus pode todas as coisas. Na oração intercessória, uns pelos outros, desenvolvemos o sentimento de solidariedade. Quando oramos por alguém e essa pessoa sabe que oramos por ela, isso lhe faz bem porque ela se sente amada e apoiada moralmente. Quando oramos e pedimos de acordo com a vontade de Deus, e então recebemos, é imensa a alegria e se fortalece mais a nossa fé. Quando oramos e não recebemos resposta favorável de Deus, fortalece-se também a nossa fé, pois aceitamos a soberana vontade de Deus. Quando oramos agradecendo a Deus, ou para louvar a Deus, crescemos espiritualmente, pois esse é o nosso dever. 

A oração é um precioso meio de graça através do qual Deus nos dá grandes bênçãos. É um meio eficaz para o nosso crescimento espiritual. 


Senhor, ensina-nos orar.

Comentários