Tipos de pobreza

Leitura Bíblica: Salmo 112.1-4


Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior (Ef 3.16).


A palavra pobreza geralmente é usada para descrever pobreza financeira. O pobre é visto como aquele que não tem condições financeiras, o carente que necessita de ajuda. Mas falar sobre pobre ou pobreza pode ser muito mais abrangente. Não existe só necessidade financeira. Alguém pode ter muito dinheiro, mas não ter saúde - é rico financeiramente e pobre fisicamente. Pode ser muito bonito e de pouca inteligência - rico de beleza, mas pobre intelectualmente. Ou seja, uma infinidade de combinações. Certo é que existem vários tipos de pobreza. 

A Bíblia afirma que Deus ampara e ajuda os pobres e humildes. A pobreza que Deus se refere não é apenas material. Muitas vezes as palavras pobreza e pobre na Bíblia não se referem à ausência de dinheiro, mas à pobreza espiritual. Por exemplo, Jesus disse: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3). Na mesma passagem das bem-aventuranças em Lucas, o versículo diz: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lc 6.20). São salvos não apenas os que não têm dinheiro, mas os que reconhecem sua pobreza espiritual e reconhecem que suas obras são insuficientes e incapazes de comprar a salvação. Deus salva os que reconhecem que são pecadores. Os que acreditam em si mesmo e se acham justos não recebem auxílio. Jesus disse aos fariseus: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Mc 2.7).

Todo tipo de pobreza é ruim, mas a pobreza espiritual é a pior de todas as misérias humanas. Continuaremos pobres se vivermos pecando sem reconhecer a nossa miséria. Seremos ricos quando buscarmos em Deus a riqueza espiritual e quando crermos na palavra de Deus e recebermos da sua graça. “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Co 8.9).  


Ricos e pobres carecem de Jesus. 

Comentários