Resilientes

Leitura Bíblica: Salmo 35.1-3


Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis (Ef 6.13).


A vida nos ensina a arte da resiliência. Tantos imprevistos e a constante necessidade de tomarmos decisões diante de mudanças inesperados têm nos exercitado a viver neste mundo de surpresas, nem sempre agradáveis. A palavra resiliência, conforme o dicionário, significa: Na física - a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Em sentido figurado - a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

A espuma de colchão, por exemplo, é considerada altamente resiliente. Já o ferro nem tanto, só é desamassado depois de muito trabalho. Basta ver como fica um automóvel depois de um grande acidente. E você? Como reage aos problemas que enfrenta? Está mais para espuma ou ferro? Como você tem se adaptado às situações desfavoráveis? Consegue ter pensamentos otimistas em meio às crises? Tem se recuperado dos problemas ou acumulado amassados? 

É interessante observar que o resiliente é alguém flexível. Recebe o impacto. Em um primeiro momento não resiste com dureza. Encara os problemas com naturalidade. Entende sua fraqueza. Consegue se adaptar às diferentes circunstâncias. Por isso, quando o peso deixa de pressionar, consegue mais facilmente voltar à forma original. Já quem reage com dureza aos problemas e ataques pode demorar um pouco mais a ser amassado, mas depois sofre muito mais. 

Na vida devemos ter uma atitude positiva. Esta positividade vem de nossa confiança em Deus. No lugar de nos concentrarmos em nossas dores, nossa atenção maior deve ser na busca do melhor caminho. “As pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema ao invés de se deixarem paralisadas pela negatividade” (Brooks). Com uma atitude positiva iremos encontrar equilíbrio e força para continuar. Teremos sabedoria para observar as diferentes ações que são necessárias. 


Encontre a melhor forma de adaptar-se à vida. 

Comentários