Por acaso ou por providência?

Leitura Bíblica: Salmo 93


Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele (Ec 3.14).


Vivemos num mundo de tantos imprevistos e notícias desconcertantes. Podemos ser levados a pensar que os acontecimentos são por acaso. Estarmos bem ou mal pode parecer que depende de sorte ou azar. Mas podemos afirmar que o mundo não está girando à sua própria sorte, que os acontecimentos não são por acaso. Podemos afirmar: Eu creio na providência de Deus e não na coincidência! 

O que significa crer na providência? É crer em um Deus provedor. R. C. Sproul explica o seguinte: “O ponto central da doutrina da providência é a ênfase no governo de Deus sobre o universo. Ele governa sua criação com absoluta soberania e autoridade. Ele governa tudo aquilo que acontece, além do âmbito do seu governo soberano e providencial. Ele faz a chuva cair e o sol brilhar. Levanta e derruba reinos. Ele conta os cabelos da nossa cabeça e os dias da nossa vida. Num universo governado por Deus não existem eventos casuais. De fato, não existe algo como acaso. O acaso não existe. O destino é impessoal enquanto Deus é nosso Pai. A sorte é muda enquanto Deus pode falar. Não existem forças cegas e impessoais operando na história humana. Tudo se passa por meio da mão invisível da providência de Deus”.

Crer na providência de Deus nos dá capacidade de viver em paz. Sentimos a segurança do cuidado de Deus. Sabemos que, apesar de experimentarmos circunstâncias ruins, tudo está sob controle e no final será resolvido. Os nossos dias são muito melhores quando sabemos que nosso destino não depende de sorte, mas nossa vida está confiada no caráter pessoal de Deus, aquele que é poderoso, que sabe todas as coisas, que vê todas as coisas. É muito bom lembrar que a nossa vida está nas mãos de um Deus de amor. Apesar de todo mal que o pecado tenha causado no mundo e em nossa vida, Deus age para o nosso bem, Deus cuida de nós. Cremos na providência de Deus.


O acaso não é algo real.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.