Ouça a Deus

Leitura Bíblica: Sofonias 3.1-2

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tg 4.8). 


Em nosso texto base, Jerusalém é chamada de cidade opressora e rebelde. Seus pecados estão mais evidentes que a sua santidade. O grande problema  daquele povo estava em seu afastamento de Deus e sua palavra. “Não atende a ninguém, não aceita disciplina, não confia no SENHOR, nem se aproxima do seu Deus” (Sf 3.2). Eles não queriam escutar o que o Senhor tinha a dizer, não aceitavam a correção e disciplina do Senhor e,  consequentemente, estavam se afastando cada vez mais de Deus. Estavam demonstrando que não confiavam em Deus. 

William Wood disse: “Se você já se perguntou: Estou me aproximando de Deus? ou Estou realmente confiando totalmente no Senhor? A resposta a estas perguntas está na forma como você ouve a Deus e qual é a sua postura em relação à sua Palavra”. O amor pela Palavra de Deus é a prova de que realmente vivemos em sua presença. E amar a Palavra de Deus é estarmos atentos a ouvi-la e prontos para praticá-la. Se realmente ouvirmos sua Palavra, aceitaremos sua correção e buscaremos viver conforme o seu chamado e orientação. Nos aproximamos de quem confiamos. É ouvindo o Senhor que demostramos nossa confiança nele. Como acrescenta Wood: “Uma frase comum que ouvimos hoje é ver para crer, mas, de acordo com Sofonias 3.2, é mais adequado dizer que devemos ouvir para crer, pois é ouvindo a Palavra de Deus que nos aproximamos e confiamos nele”.

1 João 5.4 diz: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Não devemos nos afastar da verdade e deixar a voz do mundo abafar a Palavra de Deus. Alexander Maclaren disse: “O mundo me vence quando consegue me impedir de ver e de amar a Deus Pai, de manter comunhão com ele e de servi-lo. Eu o venço quando fico mais perto do Pai, mais parecido com ele. Quando fico a pensar mais nele, a fazer sua vontade com mais prazer e constância”.


Somos filhos de Deus e temos vitória sobre o mundo. 

Comentários