O que evitamos

Leitura Bíblica: Romanos 8.12-17

Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la (1Pe 3.11).


Geralmente pensamos que a felicidade está em coisas que conquistamos e fazemos. Mas você já parou para pensar que a felicidade pode estar naquilo que evitamos, não no que fazemos, mas no que deixamos de fazer? “A felicidade consiste na coragem de rompermos com determinadas amizades, dizermos um sonoro não a determinadas propostas e fugirmos de determinados lugares. Quando deixamos de fazer essas coisas, então, somos felizes, muito felizes!” (Rev. Hernandes Dias Lopes). 

Devemos evitar certas amizades e certas atitudes. Devemos lutar contra os maus pensamentos, trazendo à memória coisas boas e santas. Devemos evitar a preguiça, lutar contra o pessimismo. Quando não damos lugar ao que é mau, o bem vai preenchendo os espaços que são próprios dele. Assim a tristeza dá lugar à alegria. Quando nosso tempo não é todo gasto com coisas ruins, ele está livre para ações de paz. Quando evitamos os maus caminhos, rapidamente encontramos os retos caminhos de Deus. 

Como diz nosso texto base, não somos obrigados ou constrangidos a viver segundo a carne. Não recebemos espírito de escravidão. Como filhos de Deus, somos guiados por ele. Podemos sim, com a ajuda de Deus, evitar o que é mau. Nós, na verdade, temos é a obrigação de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana. O ensino de Paulo é que devemos mortificar a carne. Podemos afirmar, com certeza, que a felicidade está no que evitamos e no que podemos evitar devido a ação da graça de Deus. Podemos evitar o pecado e assim não sofrer sua consequência fatal, que é a morte eterna. “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8.17).

Quer ser feliz? Talvez seja hora de preocupar-se menos em buscar a felicidade e concentrar-se mais em afastar-se do mal. Esta é a única maneira de encontrar a paz e a felicidade. 


Afaste-se do mal. 

Comentários