Não temais

Leitura Bíblica: Lucas 12.6-9

Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta (Sl 38.9).


Dizem que o cabelo cresce 560 quilômetros durante a nossa vida. Uma pessoa normal tem 120 mil fios de cabelo. O homem perde, em média, 100 fios de cabelo por dia; a mulher, 150. Diz a Bíblia: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais!” (Lc 12.7). Deus nos conhece, não apenas sabe o nosso nome, mas sabe com detalhes cada uma das coisas que se passa em nós. Ele conhece nosso corpo, nossa alma, ele sabe os nossos pensamentos. “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda” (Sl 139.4). “Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1Jo 3.20b). “O Senhor conhece todas as dificuldades que temos tido” (Nm 20.14b - NTLH).  Saber do conhecimento de Deus deve nos levar a descansar nele. Lucas diz: Não temais. “Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!” (Lc 12.7 - NTLH). Embora, às vezes, somos levados pelo temor e ansiedade devido à exposição a tantos perigos e preocupações, não devemos ter medo. Quando Deus destaca o seu conhecimento sobre nós, ele está querendo dizer o quanto se importa conosco. Da mesma forma que queremos conhecer dia a dia, mais e mais, o que amamos, Deus nos conhece e isso prova que tem amor por nós. “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós” (1Jo 3.16).

Não temais. Quando nos sentirmos sós ou desprezados, devemos lembrar do grande amor de Deus. Quando nos sentirmos inseguros devemos, ir até a luz. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Andar na luz faz com que tenhamos segurança. 

Não andeis ansiosos. Para experimentar a paz devemos lembrar que ansiedade não passa porque temos tudo sobre controle, ela passa quando tomamos consciência de que Deus está no controle. Quando vivemos em gratidão em cada minuto sabendo que Deus tem o controle de cada um deles. 


Bem mais valeis do que muitos pardais.

Comentários