Intenção positiva

Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.22-25


Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança (2Tm 3.10).


Donald Miller disse: “As pessoas que nunca estão satisfeitas com suas realizações acreditam secretamente que só serão amadas se forem perfeitas”. Ele afirma que esta é uma preocupação errada. Os nossos defeitos na verdade nos une às pessoas que realmente nos amam. “A graça simplesmente se fixa às nossas imperfeições. Quem não é capaz de aceitar suas imperfeições também não é capaz de aceitar a graça” (Miller).

Este assunto é muito importante. Muitas vezes ficamos preocupados com o que as pessoas pensam a nosso respeito. Ficamos com vergonha de nossas imperfeições naturais, como por exemplo: não cantar muito bem, não saber falar muito bem em público, não estar bem vestido etc. Ficamos preocupados, como se as pessoas de modo geral estivessem nos analisando, como se todos estivessem procurando algo para nos prejudicar. Por isso, muitos têm até medo de se aproximar dos outros. Precisamos entender que a vida não é uma competição. Podemos sim confiar nos outros. A maioria das pessoas não está nos examinando com intenção negativa. Muitos torcem por nós. Muitos querem o nosso bem. Os que nos amam não dão tanta importância para nossas imperfeições. 

Muitas empresas em seu serviço de atendimento ao cliente adotam a postura chamada “intenção positiva”. Eles querem que sua equipe confie na palavra de seus clientes. Portanto, quando um cliente apresenta uma reclamação, eles não querem que a equipe conclua que o cliente está tentando lesar a empresa. Eles sabem que a perda ocasional será compensada pelo elo que criaram com o cliente por ter confiado nele. Precisamos adotar esta “intenção positiva” em relação às pessoas, tanto ao que pensamos a respeito delas, como ao que esperamos que elas pensem de nós. Se nos aproximamos dos outros com desconfiança, a chance deles desconfiarem de nós aumenta. Nossa maior preocupação deve ser seguir firme, leal à verdade, com amor e fé em Deus.  


Seja você mesmo. 

Comentários