Fechando brechas

Leitura Bíblica: Mateus 3.8-10


Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras (Ap 2.5).


Um homem carregava um saco de feijão nas costas. Como o saco estava furado, deixava cair grãos por onde passava. Um garoto, ao ver o desperdício, avisou-o da perda: Olha, moço, o saco está furado. O feijão está caindo! O homem deu meia-volta e passou a recolher os grãos, colocando-os novamente no saco. Contudo, como o buraco não fora costurado, o feijão continuava a cair. À medida que os grãos eram recolocados, outros caíam pelo chão, atrás do pobre homem.

Quando tentamos ajustar certas coisas, colocar os grãos caídos novamente no saco, precisamos costurar as brechas antes. Este erro do homem que carregava um saco furado é muito comum. 

Esta história, entre tantas aplicações, me lembrou o exemplo do arrependimento. Quando percebemos que algo está errado em nossa vida, Deus nos leva a este reconhecimento e arrependimento. Além do reconhecimento e o desejo de acertar as coisas, deve ocorrer uma real mudança de atitude. Não existe arrependimento pela metade. Não devemos deixar nem mesmo uma pequena brecha. As brechas são oportunidades traiçoeiras. O que começa pequeno logo vai alargando novamente. Arrependimento é uma atitude radical. Como Jesus disse à mulher flagrada em adultério: Vá e não peques mais. Mateus 3.8 diz: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. O texto fala sobre os fariseus que acreditavam ser de Deus só porque eram da família de Abraão. Jesus os alerta que eles deveriam procurar o verdadeiro arrependimento e não descansar em sua hereditariedade. O verdadeiro cristão é aquele que tem um chamado espiritual. Este chamado é ao reconhecimento da verdade. Um chamado ao arrependimento e mudança de atitude. 

Quais são as brechas que precisamos fechar em nossa vida? Tão importante quanto reconhecer onde está o erro é tomar uma atitude para corrigi-lo. Ainda não temos condição de alcançar a perfeição, mas muitas coisas boas podemos fazer. 


Os frutos comprovam o verdadeiro arrependimento.

Comentários