Conselhos sobre ansiedade

Leitura Bíblica: Salmo 94.17-19


Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal (Mt 6.34).


A modernidade e os avanços tecnológicos têm facilitado muito a nossa vida, mas também aberto novas portas para a ansiedade. O Rev. Vance Havner comparou a ansiedade com uma cadeira de balanço: exige que façamos alguma coisa, mas não nos conduz a lugar nenhum. A ansiedade é realmente um movimento sem propósito. “A ansiedade é a ferrugem da vida, ofuscando o seu brilho e destruindo o seu poder” (Tyron Edwards). 

Filipenses 4.6 é o melhor conselho que podemos encontrar contra a ansiedade: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Um conselho vem acompanhado da promessa: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). A receita que cura a ansiedade é a confiança em Deus. “Se, na insônia, as apreensões pelo amanhã o perturbam recorde-se, simplesmen­te, de que Deus o ajudou em cada dia até aquele momento vivido, e que amanhã não será uma exceção” (Norman Vincent Peale). 

Não devemos antecipar as dificuldades do amanhã. Devemos viver cada momento da melhor forma, entregando a Deus o nosso futuro e assim descansando no Senhor. É verdade o que disse Geikie & Cowper: “O começo da ansiedade é o fim da fé e o princípio da verdadeira fé é o fim da ansiedade”. Fé e ansiedade não combinam, uma coisa exclui a outra. Elas são inimigas. A ansiedade quer sufocar a fé. “A ansiedade é o veneno da vida humana a origem de muitos pecados e misérias” (Hugh Blair).

Vamos vencer a ansiedade? Podemos sim vencê-la, através de uma confiança inabalável em Deus. Podemos fortalecer nossa fé através da prática da oração, através da meditação. Podemos renovar nossa esperança lembrando da bondade e amor de Deus. Ele tem cuidado de nós e continuará cuidando.  


O consolo do Senhor alegra nossa alma. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.