As janelas

Leitura Bíblica: Colossenses 3.1-4


Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (Hb 12.1b-2a).


Uma menina debruçada na janela de sua casa chorava pela morte de seu animal de estimação. Com muita tristeza, observava o jardineiro enterrar o amigo de tantas brincadeiras. O avô que a observava aproximou-se, deu-lhe um abraço e chamou-lhe a atenção para outra realidade. Pegou-lhe pela mão e a conduziu para outra janela. Abriu as cortinas, mostrou-lhe um jardim florido e disse: Está vendo aquele pé de rosas amarelas bem ali à frente? Lembra que você ajudou a plantá-lo? Era apenas um pequeno galho cheio de espinhos e hoje veja como está lindo. A menina enxugou as lágrimas que ainda corriam e abriu um largo sorriso mostrando as abelhas que pousavam sobre as flores e as borboletas que faziam festa entre as rosas que enfeitavam o jardim. O avô, satisfeito pôr tê-la ajudado a superar aquele momento difícil, disse: A vida nos oferece sempre várias janelas. Quando a paisagem de uma delas nos causa tristeza sem que possamos alterar o quadro, voltamo-nos para outra e certamente nos deparamos com uma paisagem diferente.

Esta história de autor desconhecido representa uma realidade - mesmo existindo o momento de olharmos para a janela da tristeza é importante saber a hora de ir para outras janelas. Também estão abertas muitas janelas de alegria, vitória, amor e conquista. Temos oportunidade de olhar por janelas que conduzem à esperança, que motivam nossa fé, que nos fazem enxergar o poder de Deus. 

Este pensamento também é oportuno no que se refere a problemas que enfrentamos e não conseguimos solução. Não adianta ficarmos presos, debruçados tentando resolvê-los insistentemente. Não digo que temos que desistir ou abandoná-los. Mas, às vezes, só pelo fato de nos afastarmos um pouco, de darmos um tempo e nos ocuparmos com outras coisas, quando voltamos àquele problema aparentemente insolúvel, já está mais fácil de resolver. A vida exige pausas, um momento para respirar e reorganizar as ideias. 


Tenhamos ampla visão da vida. 

Comentários