A última corda

Leitura Bíblica: Efésios 6.13-18


Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei (Js 1.5).


Paganini era um grande violinista. Ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo. Numa certa noite, no palco de um auditório repleto de admiradores, Paganini coloca seu violino no ombro e o que se assiste a seguir é de indescritível beleza. Mas, de repente, um som estranho interrompe o devaneio da plateia. Uma das cordas do violino de Paganini arrebenta. O maestro parou. A orquestra parou. O público parou. Mas Paganini não parou. Olhando para sua partitura, ele continua a tirar sons deliciosos de um violino com problemas. O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar. Mal o público se acalmou quando, uma outra corda do violino de Paganini se rompe. O maestro parou de novo. A orquestra parou de novo. Paganini não parou. Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou, tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra, impressionados voltam a tocar. Mas o público não poderia imaginar o que iria acontecer a seguir. Uma terceira corda do violino de Paganini se quebra. O maestro para. A orquestra para. A respiração do público para. Mas Paganini não para. Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído. Paganini atinge a glória.

Esta história é uma grande parábola da nossa vida. Precisamos lembrar que, na vida, as cordas sempre irão romper. O mundo está quebrado, é cheio de imperfeições. Uma corda arrebentada é sempre uma distração e um motivo para desanimar. Mas devemos continuar. Sabemos que enquanto houver uma única corda para se tocar, a vida deve seguir. As dificuldades são barreiras que podem ser transpostas quando temos um posicionamento firme em cumprir o propósito pelo qual fomos chamados. 

No lugar de esperar melhores condições para nos apresentarmos, devemos realizar nosso mais lindo espetáculo com os recursos que temos no momento. 


Grandes heróis são grandes lutadores. 


Comentários