Um só corpo

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 12.4-7


Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo (1Co 12.27).


Ouvi a seguinte ilustração sobre a importância de cada pessoa, independentemente de quem seja: Os pés diziam que eram mais fortes que o estômago: Queres uma prova? Somos nós que te transportamos. Meus queridos - respondeu o estômago, sem o alimento que lhes dou, vocês não poderiam carregar nada sozinhos. 

E sobre a importância das diferenças em cada um, também há uma história que diz: Uma ave que tinha a voz muito estridente, um dia ouviu um cavalo relinchar belamente. Quis imitá-lo: seus grandes esforços para acompanhar a voz do cavalo só a levaram a perder a própria voz. Assim, ao fim, ela não tinha mais nem a voz do cavalo nem a dela mesmo. 

Para termos bons relacionamentos e podermos desenvolver melhor os nossos dons, precisamos ficar atentos a estas duas coisas. Deus nos capacita com dons específicos. Precisamos descobri-los e desenvolvê-los. Saber fazer algo melhor do que outra pessoa ou algo que parece mais importante, não significa que somos melhores do que os outros. A diversidade é importante para a realização de grandes coisas. Dons e talentos específicos servem para podermos trabalhar em equipe. Quando na diversidade dos dons vivemos em unidade temos grande vantagem. Devemos lembrar que todos nós dependemos uns dos outros. 

Precisamos atentar para alguns erros comuns que devemos evitar. O erro de viver tentando imitar os outros, de viver copiando os outros, no lugar de fazer o que sabemos, de desenvolver os dons pelos quais fomos chamados (como foi o caso da história da ave). Também precisamos evitar o erro das constantes comparações, achando que o nosso trabalho é sempre mais importante e difícil (como o exemplo da história dos pés). O contrário também é errado, quando achamos que o que fazemos não tem importância e que nossa presença não faz falta. 

Devemos viver em união lembrando que “o certo é que há muitos membros, mas um só corpo” (1Co 12.20).


Em Cristo somos um. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.