Soberano

Leitura Bíblica: Romanos 9.19-24


Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR (Sl 103.22).


A história nos conta que na manhã da Batalha de Waterloo, Napoleão ficou olhando para o campo de batalha e descreveu ao seu comandante a estratégia para o combate. E declarou que no final daquele dia, a Inglaterra estaria aos pés da França, e o Duque de Wellington, que liderava as forças britânicas, seria prisioneiro de Napoleão. Depois de uma pausa, o comandante de Napoleão corajosamente falou: “Não devemos esquecer que o homem faz planos, mas Deus tem a última palavra”. Com orgulho arrogante, Napoleão revidou: “Quero que entenda que Napoleão faz planos e Napoleão tem a última palavra”. Comentando essa declaração, Victor Hugo disse: “Nesse momento Waterloo foi perdida, pois Deus enviou chuva e granizo para que as tropas não pudessem ser posicionadas como planejado. E a batalha terminou com Napoleão prisioneiro de Wellington, e a França aos pés da Inglaterra” (www.devocionaisdiarios.com).

Muitos homens que blasfemam contra Deus têm seus planos frustrados imediatamente. Outros, Deus ainda permite que se prolonguem em sua ignorância. É certo que, independente dos acontecimentos, Deus é soberano. Ele usa até mesmo pessoas más para executar seus planos (Is 53.10-12).

Hoje não conseguimos interpretar todos os acontecimentos e nem entender porque passamos por diversos sofrimentos. Mas devemos seguir firmes na fé, confiantes na sabedoria divina. O ímpio pode achar que tem a última palavra, mas nós, como cristãos, sempre devemos lembrar que o futuro a Deus pertence. Tudo que fizermos precisa ser executado na lembrança de que a vontade de Deus vai prevalecer à nossa. Se Deus quiser, ele irá confirmar as obras de nossas mãos. Precisamos lembrar que se temos sabedoria e força é porque Deus nos deu. Tudo o que somos e temos vem de Deus. No lugar da arrogância das decisões precipitadas, temos que demonstrar humildade e gratidão. 


Deus é o oleiro. 

Comentários