O pecado

Leitura Bíblica: 1 João 1.5-7


Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21).


Falar sobre o pecado é sempre um desafio. Podemos ser chamados de ignorantes e considerados pessoas antiquadas. O pensamento moderno é tolerante com o pecado. Tem uma posição relativista onde tudo se justifica. Em nome da tolerância acredita que cada um deve viver, fazendo o que quiser de sua existência. Podem até agir assim, mas é certo que todas as atitudes têm uma consequência. Relativizar ou ignorar o pecado não vai deixá-lo menor. Enquanto o mundo acredita que sentir culpa e incomodar-se com seus erros é uma atitude de quem é frágil, nós devemos entender que esse é o caminho do arrependimento, perdão e salvação. Fato é: Se conhecemos a verdade, é nela que devemos andar. Como diz o breve catecismo: “Pecado é toda e qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão dessa lei”. A única forma de viver bem com Deus é buscando viver em seus caminhos. É a forma que temos para demonstrar que Deus é o nosso Deus e demonstrar que o amamos.

Jesus nos limpa de todo o pecado. João Batista o descreveu como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29)! James Hamilton disse muito bem: “Cuidado para não considerar nenhum pecado grande demais; cuidado para não considerar nenhum pecado pequeno demais. Não há pecado pequeno demais que não possa causar a perdição eterna; não há pecado tão enorme que uma gota do sangue remidor não lave completamente, como se o lançasse nas profundezas do mar”. Com pecado não se brinca. É por pequenas brechas que se iniciam as inundações. Do perdão não se duvida. O poder do perdão não pode ser subestimado. Maior que o pecado é o poder de Deus em perdoar. O chamado da graça pode romper o ciclo do pecado. Deus é luz e nos faz andar na luz. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7).


Deus aponta o caminho que devemos seguir.

Comentários