Luto e tristeza

Leitura Bíblica: Gênesis 50.6-10


E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo (Hb 9.27).


Depois de falar com seus filhos, Jacó morreu deixando o testemunho de como Deus pode agir mesmo através de um homem imperfeito. Chama nossa atenção toda a tristeza e cuidado com que José e sua família tratam a morte de Jacó. O capítulo 50 começa relatando o choro de José e depois os preparativos para o sepultamento que seria em Canaã, conforme o pedido de Jacó. 

Este tema é sempre difícil de lidar, mas é importante lembrar: A morte não é um acidente, é uma data marcada na agenda de Deus. Todos nos encontraremos com ela. Aos homens está ordenado morrerem (Hb 9.27). Isso não quer dizer que não vamos ficar tristes pela morte de alguém. José chora a morte de seu pai, como também choraram os egípcios e os demais familiares. Mesmo Jacó sendo idoso, e já estar próximo o dia natural de sua morte, ele tinha grande afinidade com muitas pessoas. O tempo cria relacionamentos, amizades fortes e estes amigos e parentes sofrem com a perda. “Embora os cristãos não se entristeçam como os que não tem esperança, a dor da perda é inexplicável é profunda. John Keble disse que as lágrimas são o melhor presente de Deus para o homem sofredor” (Warren W. Wiersbe). Deus nos deu o sorriso e também nos deu lágrimas. Realmente não nos desesperamos nem nos revoltamos com a morte de alguém querido, mas nos entristecemos e choramos. O choro faz parte de um processo de cura do luto, diminui a tristeza (Sl 30.5). 

Mas é importante também lembrar, que depois do luto, a vida deve continuar. Retomar as atividades não significa desprezar a pessoa que morreu. A melhor maneira de honrar quem morreu é seguir em frente, cuidar de si, dos amigos e familiares que estão vivos. José e sua família voltaram para o Egito e para seus afazeres. “O luto prolongado pode trazer mais compai­xão, porém não desenvolve mais maturida­de nem nos torna mais úteis para os outros” (Wiersbe).


Há tempo de rir e tempo de chorar.  

Comentários

  1. Verdade! Sair de um luto é muito difícil. Embora a vida continue e entremos em uma nova rotina, a tristeza nunca vai embora. O olhar muda e nos denuncia. Mas espero que tudo passe com o tempo! Linda e consoladora mensagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante.