Jesus consola

Leitura Bíblica: Apocalipse 2.8-11


O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica (Sl 119.50).


A igreja de Esmirna, como também a de Filadélfia, não receberam nenhuma repreensão. Ao lermos o nosso texto base vemos apenas palavras de encorajamento. Jesus se identifica como o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver. Em sua apresentação, Jesus demonstra afinidade com seus ouvintes. Eles estavam sofrendo, muitos seriam mortos. É como se Jesus estivesse dizendo a eles: Como eu enfrentei a morte e a ressurreição, o sofrimento e a glória, vocês também terão de passar por um período de sofrimento, mas depois serão recompensados. 

Chama atenção que Jesus os descreve como uma igreja rica. “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico)” (v.9a). Mesmo passando por adversidades, sofrimento, perseguição e pobreza financeira, eles são considerados ricos. Ricos espiritualmente, ricos em testemunho e perseverança. A maior riqueza é a espiritual. Ela não depende da riqueza financeira. Muitas vezes o sofrimento e a pobreza são usados para nos fortalecer espiritualmente. Eles colocam um freio em nossos desejos pecaminosos e nos aproximam de Deus, nos tornando mais dependentes dele. Em alguns casos, como na igreja de Esmirna, pobreza e sofrimento vêm de uma perseguição, consequência da sua fidelidade a Deus. 

Mas, diante de tudo isso, fica clara a mensagem. Jesus consola, Jesus sustenta a sua igreja. No caso de Esmirna, a tribulação ainda iria continuar por algum período, mas são encorajados a se manterem firmes no Senhor. “Não temas as coisas que tens de sofrer” (Ap 2.10). Não importa se temos que passar por dificuldades por um tempo longo ou curto, o importante é lembrarmos da promessa de Jesus de estar conosco. E com a ajuda de Deus nos manteremos fiéis até a morte. A promessa, mais do que os prêmios e coroas deste mundo, é que nos dará a coroa da vida. Não passaremos pela segunda morte. Como Cristo, iremos ressuscitar. 


A tua promessa me dá vida.

Comentários