Espertalhões

Leitura Bíblica: Lucas 12.35-37

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24).


Como as vespas e as perdizes estavam sedentas demais foram pedir a um camponês água para beber. Seremos sempre agradecidas, prometeram elas. Nós, as perdizes, capinaremos tuas vinhas; nós, as vespas, vigiaremos os ladrões com nossos ferrões. Verdade seja dita, falou o camponês, tenho dois bois que fazem tudo sem prometer nada; é melhor dar água a eles que a vocês. Moral da história: Cuidado com as promessas dos espertalhões! 

É claro que nem todos que prometem fazer algo devem ser julgados como espertalhões. Precisamos assumir compromissos e isso, na maioria das vezes, está relacionado a fazer promessas que deverão ser cumpridas futuramente. Mas o conselho de que devemos tomar cuidado com pessoas que muito prometem é sempre válido. Muitas pessoas, no desejo de mostrar sua competência e obter lucros com rapidez, mentem fazendo promessas e assumindo compromissos maiores do que sua capacidade. Esquecem que a menor das boas ações é melhor do que a maior das boas intenções. Precisamos tomar cuidado, com maturidade julgar aqueles que porventura queiram se aproveitar de nós. Também devemos tomar cuidado para não cair no mesmo erro. O erro de descansar nos discursos e promessas, nos planejamentos. Mais do que prometer, devemos buscar executar o que é de nossa responsabilidade. Eclesiastes 9.10 diz como devemos nos comportar com nossos compromissos: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Quem muito promete e não cumpre, uma hora perde a credibilidade. Só seremos respeitados se nos esforçarmos em cumprir nossos compromissos. Como diz o ditado: “O que tu fazes fala tão alto que não consigo escutar o que tu dizes”. 

Assim também deve ser o nosso compromisso com Deus. Deus conhece até mesmo nossas intenções. Não adianta tentar enganar a Deus com promessas vazias. Devemos nos ofertar a ele de coração sincero. Buscar servi-lo, agradá-lo e adorá-lo dia a dia. 


Melhor é o que pouco te faz do que o que muito promete.

Comentários