Desconfie

Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.8-11


Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo (Pv 15.24).


Havia muitos ratos numa casa; um gato, ao saber disso, foi para lá. Pegava um rato atrás do outro e os devorava. Os ratos então fugiram para os buracos distantes do alcance do gato. Este pensou num jeito de fazê-los sair. Subiu numa estaca, fingiu enforcar-se e parecia estar morto. Um rato, que naquele momento estava saindo do buraco, ao vê-lo, disse: Ah, só sairei daqui quando virares pó. 

O homem sensato, depois de sofrer os golpes do mal, não se deixa levar por seus fingimentos. Muitas vezes aprendemos da forma mais dura que é sofrendo golpes. Seja um problema financeiro, um problema de saúde ou um problema espiritual. Como o rato sensato, devemos nos previnir e tentar não cair na mesma armadilha. 

Lendo esta fábula lembrei da astúcia do inimigo, sempre querendo nos devorar. Precisamos agir com firmeza e tomar atitudes sensatas. Pedro disse: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8). Ele diz que devemos ser sóbrios, lúcidos, sábios, sensatos e também vigilantes, vivendo com atenção aos perigos, às tentativas de engano, aos ataques do inimigo. No lugar de baixar a guarda, devemos lutar, resistir firmes na  fé e na verdade.

Desconfie das ofertas do inimigo. Infelizmente, já passamos por derrotas e temos a experiencia do sofrimento que elas nos causam. Positivamente, já sabemos como são as estratégias do inimigo. Por isso, temos maior condição de nos resguardar de seus ataques. Lembremo-nos que o mesmo Deus da graça que nos perdoa, nos aperfeiçoa. Ele mantém nossa vida firme sob o seu fundamento. Que possamos viver de forma sensata, como age quem tem o temor de Deus. Pense bem, desconfie do inimigo, aja com sabedoria. “O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância” (Pv 13.16).


Seja precavido.

Comentários