Consciência missionária

Leitura Bíblica: Salmo 96


E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15).


Em agosto, a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora o mês das missões. Isso porque Ashbel Green Simonton, o fundador do Presbiterianismo no Brasil, chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859. Sua vida foi dedicada ao trabalho missionário no Brasil. Em 14 de outubro de 1855, após ouvir a pregação do Rev. Hodge sobre a tarefa da Igreja, Deus colocou no seu coração a convicção do chamado para o campo missionário estrangeiro. Com 26 anos de idade, formou-se em Teologia. Foi ordenado em 1859, ano em que veio ao Brasil. Após apenas oito anos de trabalho incansável, oração e determinação, após a perda da filha única e da própria esposa, morreu no dia 9 de dezembro de 1867, com apenas 36 anos. Sua vida foi muito importante para o presbiterianismo no Brasil.

Nem todos nós temos um chamado para ser um missionário no exterior. Mas todos nós devemos ter uma consciência missionária e ter no coração o desejo de ser usado para expandir, ampliar e divulgar a mensagem do evangelho. Encontramos esta consciência missionária em vários salmos de Davi, como por exemplo: “Aclamai a Deus, toda a terra... prostra-se toda a terra perante ti... os seus olhos vigiam as nações... bendizei, ó povos, o nosso Deus” (Sl 66.1, 4, 7-8); “E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam... nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado” (Sl 72.11,17); “Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome” (Sl 86.9); “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas” (Sl 96.3); “O Senhor fez notória a sua salvação; manifestou a sua justiça perante os olhos das nações... celebrai com júbilo ao Senhor, todos os confins da terra” (Sl 98.2,4); “Louvai ao Senhor vós todos os gentios, louvai-o todos os povos” (Sl 117.1). 


Ore, invista e envolva-se com missões.

Comentários