Vida e morte

Leitura Bíblica: Romanos 5.17-19


O último inimigo a ser destruído é a morte (1Co 15.21).


Algumas vezes, ao falar da vida vitoriosa que temos em Deus, podemos passar a ideia de que dor e sofrimento só acontecem na vida do não cristão. Ou que a dor em nossa vida não é tão ruim. Isso não é verdade. Dor é dor, sofrimento é sofrimento, na vida do crente e do ímpio. Como disse Timothy Keller de maneira bem realista: “A vida humana é inevitavelmente frágil e sujeita a forças que estão além do nosso poder de controlá-las. A vida é trágica. Sabemos disso por intuição, e aqueles que enfrentam o desafio do sofrimento e da dor sabem muito bem que é impossível fazê-lo exclusivamente com as próprias forças e nada mais”. A realidade e profundidade dos problemas que enfrentamos durante a vida provam a tamanha necessidade que temos de Deus. 

Prova disso é a existência da morte. Todos nós vamos passar por ela. É sem dúvida o maior contato que teremos com o sofrimento. Timothy Keller disse: “Talvez a verdade mais terrível que precisamos encarar seja o fato de que inevitavelmente seremos afastados de todas as pessoas que amamos”. E não só nos afastaremos das pessoas que nós amamos, mas de todos e de tudo. Como afirma Henri Nouwen: “Todos temos que morrer, e todos nós morremos sós. Ninguém pode nos acompanhar nessa viagem. Temos de largar o que temos de melhor e crer que não vivemos em vão, enquanto estivemos aqui. A morte é o mais importante de todos os momentos da vida humana, porque é o momento em que somos convidados a dar tudo”.

Se durante a vida passamos por dificuldades, se a morte é um momento de sofrimento, o que então nos resta? Resta-nos viver para Cristo. Com o apoio de Deus, enfrentamos todos os momentos de dificuldade e sofrimento. Isso não significa ignorar o sofrimento, mas viver acima dele. Aproveitar também os tantos momentos bons e lembrar que a morte não é o fim da vida, mas o fim do sofrimento, que na morte encontraremos com a vida eterna.


Deposite sua esperança no lugar certo. 

Comentários