Socorro na tribulação

Leitura Bíblica: Salmo 46


Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento (Sl 32.7).


É certo que muito já foi dito e escrito a respeito do sofrimento. É o assunto principal de devocionários e a pregação mais ouvida nas igrejas. Apoio nas dificuldades também encontramos em muitos salmos, como por exemplo no 46.1-3 que diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”. 

Mesmo já tendo lido e ouvido muito sobre este tema, sempre é bom lembrar do amor e cuidado de Deus. Sempre é importante ouvir que não estamos sozinhos. Timothy Keller, em seu livro Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento, fala de forma especial sobre este assunto: “Quando o sofrimento e a dor nos afligem, acabamos percebendo que não estamos no controle de nossa vida nem nunca estivemos. Por amor a nós, Jesus foi paciente em meio a sofrimentos bem mais intensos; então, por amor a ele, podemos ser pacientes em meio a sofrimentos bem menos intensos. E o céu compensará tudo. Nada é mais importante do que aprender a manter uma vida com propósitos em meio à adversidade da dor”. 

O sofrimento nos faz agir com maior responsabilidade e certamente nos aproxima de Deus. Como disse C. S. Lewis: “Deus sussurra em nossas alegrias, fala em nossa consciência, mas grita em nosso sofrimento”. Certa vez um senhor, que estava à beira de perder a carreira profissional e a família, disse: “Na teoria, eu sempre soube que Jesus é tudo o que alguém precisa para seguir adiante. Mas ninguém sabe de verdade que é Jesus é tudo do que a pessoa precisa até que Jesus seja a única coisa que lhe resta”. Tenhamos paciência, tenhamos mais confiança em Deus. Mais forte que o propósito maligno é o propósito de Deus que se releva em meio ao sofrimento. 


Maior que o sofrimento é o livramento de Deus. 


Comentários