Seja um amigo

Leitura Bíblica: João 15.12-17


Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros (Jo 15.17).


No texto anterior, comentei que mais importante do que exigir amizade de alguém é buscarmos ser bons amigos para os outros. A oportunidade de ajudar o próximo é uma bênção que Deus nos deu. É muito bom poder acolher o próximo em necessidade. E não apenas isso, mas simplesmente poder fazer companhia para alguém, sorrir juntos, compartilhar uma refeição, viajar. A amizade é um tesouro precioso. 

Seja um bom amigo. Não tenha medo de dar bons conselhos que poderão ajudá-lo nas dificuldades. Um bom conselho poderá livrá-lo de cair em algum perigo. “Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial” (Pv 27.9).

Seja um bom amigo. Seja simpático, agradável, sorria, trate bem seus amigos, converse com delicadeza. Seja um portador de boas notícias. Fale palavras que venham a encorajá-lo, que o animem. “O olhar amigo alegra o coração; as boas-novas fortalecem até os ossos” (Pv 15.30).

Seja um bom amigo. Amigo na hora da bonança e também na fraqueza. Em tempos de alegria, mas principalmente na tristeza. O verdadeiro amigo não se afasta nunca. E mesmo quando existe distância geográfica, no coração está sempre perto. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17).

Seja um bom amigo. Saiba retribuir a atenção daqueles que sempre lembram de você, daqueles que te consideram amigo. Aprenda a retribuir o bem recebido. Mesmo que não possa retribuir na mesma medida, se esforce para fazer o melhor. Lembre-se de Jesus, nosso maior amigo, que deu a sua vida por nós. Tenha sempre a amizade de Deus como prioridade. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13).

Que possamos aprender com Jesus a ser um bom amigo. Ele é amigo verdadeiro. Jesus é o amigo que olha para nós com compaixão. E em obediência à sua ordem, expressemos amor uns aos outros. 


Faça novas amizades. 

Comentários