Palavras e ações

Leitura Bíblica: Efésios 4.15-16


Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno (Mt 5.37).


Uma raposa estava fugindo dos caçadores. Ao ver um lenhador, suplicou-lhe um esconderijo. O lenhador convidou-a a se esconder em sua cabana. Os caçadores não tardaram a chegar e perguntaram ao lenhador se não tinha visto passar uma raposa. Ele disse que não com a voz, mas apontou-lhes com o dedo onde ela estava escondida. Os caçadores não levaram o gesto em consideração, prestando atenção somente no que ele falara. Ao vê-los se afastar, a raposa saiu sem dizer uma palavra. O lenhador repreendeu-a: Veja só! Não tens nem mesmo uma palavra de agradecimento para quem te salvou? A raposa respondeu: Eu diria obrigado se tuas palavras estivessem de acordo com teus gestos. 

Palavras diferentes dos gestos - esta é uma pratica infelizmente muito comum, uma ambiguidade. Dizer uma coisa e fazer outra. Dizer uma coisa e pensar outra. Dizer algo para um e outra coisa diferente para outro. É um problema não sermos verdadeiros.  Nossa palavra deve ser: sim, sim; não, não. A sinceridade reflete o caráter de Cristo. Dia a dia aprendendo e crescendo em Cristo devemos falar a verdade em amor. Nossas palavras não devem gerar desconfiança, ira, desejos de vingança e sim, amor, paz, transmitir graça aos que ouvem.  “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem” (Ef 4.29 - NTLH). 

Da mesma forma, as nossas atitudes devem promover o bem. Não basta tomar cuidado com o que dizemos, se o que falamos não corresponde com o que fazemos. Muitas vezes nem é preciso dizer muita coisa. Atitudes falam mais do que palavras. Devemos ter o hábito até mesmo de falar menos e fazer mais. E quando falarmos, que nossas palavras estejam de acordo com os nossos gestos. Boas palavras são parceiras inseparáveis das boas ações. 


Pense, fale e faça o bem. 

Comentários