Na prosperidade

Leitura Bíblica: Filipenses 4.11-13


De tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem (Dt 8.3b).


Paulo afirma que sabia viver tanto em abundância como em escassez. Disse já ter experimentado estes dois momentos e neles sua mente estava firmada em Deus. Ele diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Ele tem a consciência de que os dois momentos são difíceis. Tanto a fartura como a escassez. Às vezes, acreditamos que somente sofremos quando passamos por dificuldades. Mas a prosperidade é, ao mesmo tempo, um momento muito bom e perigoso de nossa vida. Sobre isso disse muito bem Charles Spurgeon: “É um perigo ser próspero. Para o cristão, a provação da adversidade é uma experiência menos severa do que o cadinho da prosperidade. A capacidade humana é insuficiente para carregar com a mão firme o cálice transbordante de gozo mortal. O que acontece muitas vezes é que, quando estamos muito supridos das dádivas providenciais de Deus, temos pouco da sua graça; contentes com a terra, ficamos satisfeitos sem o Céu. Com certeza, é mais difícil saber estar farto do que saber ter fome; porque a natureza humana tem uma inclinação desesperadora para o orgulho e o esquecimento de Deus”. 

Lembrei da passagem bíblica de Deuteronômio 8, em que Deus alerta o seu povo da possibilidade de esquecê-lo no futuro próspero. “Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus” (v.11). Ele fala deste perigo da prosperidade, do gerar um coração altivo. “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas” (v.17). Deus exorta o povo e nos exorta mostrando que é ele quem dá força para adquirir riqueza. Afastar-se de Deus na prosperidade, além de ser uma decisão insensata, é um total desprezo a quem nos deu recursos. É adorar o que foi criado no lugar do criador. 

Nossa oração constante deve ser: Deus, me ensine a viver nos momentos de sofrimento e, principalmente, não me deixes afastar de ti quando tiver prosperidade. Que como Paulo possamos aprender a viver contentes. 


Senhor, me ensine a ter abundância.

Comentários