Mostre bondade

Leitura Bíblica: Romanos 12.9-16


O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra (Pv 21.21).


Certa vez, um empresário chamado Charles Haynsworth, ao assinar o cheque de seus funcionários, teve o trabalho de colocar junto um pequeno bilhete, uma nota de agradecimento pelo serviço que eles prestavam à empresa. No dia seguinte ele morreu de forma ines­perada. Sem saber, naqueles bilhetes, deixou uma palavra final a cada um dos seus empregados. J. David Branon conta esta história e acrescenta a seguinte frase: “Bondade não pode esperar. Separe tempo hoje para escrever uma nota de apreço ou tenha um gesto de bondade para com alguém que ame. Não espere que seja tarde demais para mostrar bondade”. 

Muitas coisas que deixamos para depois, esquecemos. Principalmente quando desejamos fazer o bem a alguém, devemos logo executar esta vontade. Precisamos valorizar muito o momento da motivação. É nesta hora que devemos agir. Passado o momento, na maioria das vezes, a vontade passa e a necessidade deixa de existir. Devemos agir de acordo com as nossas intenções, que Deus coloca em nosso coração para fazer o bem. “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal” (Rm 12.10). Devemos amar ao próximo, compartilhar, auxiliar as pessoas em necessidade. Fazer o bem faz muito bem. Aproveitar as oportunidades enriquece nossa vida. 

Aproveite o dia. Faça uma ligação para alguém especial. Escreva uma mensagem a um amigo perguntando se está tudo bem com ele. Ajude alguém em necessidade. Exerça misericórdia com alegria. Chore com os que choram. “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.17-18). O que você puder fazer agora, faça. O que não fizermos hoje, pode ser que nunca mais tenhamos oportunidade de fazer. Já que podemos fazer estas coisas boas hoje, porque não fazer? “Nunca é cedo para ser bondoso, mas um dia pode ser demasiado tarde” (JDB). 


Grandes ações se iniciam com pequenos gestos. 

Comentários