Maturidade

Leitura Bíblica: Gênesis 47.7-12


Disse Israel a José: Já posso morrer, pois já vi o teu rosto, e ainda vives (Gn 46.30).


Autobiografia em cinco capítulos (Joseph O’ Connor): Capítulo 1 - Vou andando pela rua. Há um grande buraco na calçada. Caio. Estou perdido... Não sei o que fazer. Demoro séculos em sair. Capítulo 2 - Caminho pela mesma rua. Há um grande buraco na calçada. Faço de contas que não o vejo. Volto a cair. Não posso crer que haja caído no mesmo lugar. Levo bastante tempo em sair. Capítulo 3 - Ando pela mesma rua. Há um grande buraco na calçada. Está ali. Caio... é uma rotina, mas tenho os olhos bem abertos. Sei onde estou. É culpa minha. Saio rapidamente. Capítulo 4 - Vou pela mesma rua. Há um grande buraco na calçada. Me esquivo. Capítulo 5 - Vou por outra rua.

Acredito que ao ler esta “autobiografia”, podemos ver um espelho da vida de muitas pessoas e personagens bíblicos. Lembrei de Jacó, quando perguntado por Faraó sobre quantos anos ele tinha, respondeu: 130 anos, que foram poucos e maus. Poucos, comparado aos 175 anos de Abraão e 180 anos de Isaque. Maus dias, devido às dificuldades que enfrentou, muitas delas por negligência pessoal. Mas Jacó amadureceu durante a vida. Aprendeu muitas lições sobre o cuidado e condução de Deus. “De acordo com um provérbio judaico: Para os ignorantes, a velhice é o inverno; mas para os eruditos, é a colheita. Graças a bondade de Deus e a fidelidade de José, Jacó teria uma colheita rica no Egito durante os seus últimos 17 anos de vida. Esses anos não seriam como o inverno que traz o frio e as tempestades. Para Jacó, seu caso seria como o outono, como o brilho dourado do sol trazendo paz e como a fartura da bondosa ceifa de Deus” (Warren W. Wiersbe). 

Aproveite a vida. Desvie dos buracos e passe pelas ruas iluminadas. E se, como Jacó, tiver dias maus, não desista. Aprenda, confie, cresça em maturidade. Que possamos chegar ao final de nossas vidas como Jacó. Transformado, feliz e realizado. 


Os caminhos da vida levam à maturidade. 


Comentários