Hoje e amanhã

Leitura Bíblica: Tiago 4.13-17


Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal (Mt 6.34).


O amanhã é incerto. Não que venha a nos oferecer dificuldades que não sejam possíveis de superar, mas incerto porque realmente não temos nenhum controle sobre ele. Por isso, o sábio diz que ninguém deveria se exaltar, contando vitória sobre o que ainda não aconteceu. “Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã” (Pv 27.1 - NTHL). Por outro lado, também não devemos nos precipitar prevendo alguma derrota que ainda não aconteceu. Não sabemos o que o dia de amanhã trará. 

A única e segura certeza que temos é com o que estamos vivendo no agora. É hoje que vamos enfrentar batalhas e vencê-las, é hoje que também podemos nos decepcionar, mas, mesmo assim, se nos esforçarmos, iremos chegar ao final do dia vitoriosos. “O único preparativo para o amanhã é o uso correto do dia de hoje. A pedra que está nas mãos do construtor precisa ser colocada em seu lugar e ajustada para receber a próxima. O amanhã vem para nada, se o hoje não for levado em consideração. Não negligencies o chamado que te vem neste dia, pois essa negligência não é nada mais do que a presunção do dia de amanhã” (G. Bowen). 

Negligenciar o dia de hoje, confiando que amanhã tudo vai melhorar, é uma comodidade irresponsável. Interessante é esta ideia de uma construção. Uma parede para terminar de ser erguida precisa de várias camadas de tijolos. Cada dia tem sua fileira. Uma camada após a outra faz uma parede no amanhã. Deus nos ajuda a usar corretamente o dia de hoje. Vivendo da melhor forma hoje, nos preparamos para o amanhã. Independentemente do que vai acontecer amanhã, só o presente podemos desfrutar, o hoje é o nosso momento. É hoje que não devemos endurecer o nosso coração quando ouvirmos a voz de Deus. É hoje que devemos pagar nossos votos. Hoje devemos descansar nas misericórdias de Deus que são a causa de não sermos consumidos.


Não presumas um amanhã melhor sem dedicar-se no dia de hoje. 

Comentários