Ele sabe

Leitura Bíblica: Salmo 147.1-6


Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre (Sl 37.28a).


Deus sabe todas as coisas. A Bíblia diz que Deus conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome (Sl 147.4). Os astrónomos não sabem quantas estrelas existem. São mais estrelas do que se podem contar. Bilhões, provavelmente trilhões. “Se contasse um milhão de moedas de um real a um ritmo de sessenta por minuto durante oito horas por dia, cinco dias por semana, seriam necessárias quase sete semanas para completar a tarefa. Ao mesmo ritmo seriam necessários mais de 133 anos para contar um bilhão de reais” (Vernon C. Grounds). Se começarmos a contar as estrelas no dia do nosso nascimento, mesmo contando-as durante toda nossa vida não chegaríamos perto de terminar. E Deus sabe quantas são e as conhece todas pelo nome. “Certamente aquele que é o guia das galáxias pode lidar com as nossas situações. Se o céu estiver limpo esta noite, eleve o seu olhar para o céu e agradeça, porque o Deus que chama cada estrela pelo seu nome conhece, ama e cuida de você” (VCG). 

No Salmo 147, antes de falar sobre as estrelas, o salmista está falando sobre o cuidado de Deus para com o seu povo. Ele diz que devemos louvar ao Senhor. Ele sara os quebrantados, ele cura as suas feridas. Quando o salmista fala sobre as estrelas, quer exaltar a Deus, demonstrar o seu poder.  “Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir” (Sl 147.5). Quem tem poder para criar todas as coisas tem força para amparar os necessitados. Como disse Isaías: “o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is 40.28b-29). 

Levantai os olhos, vede o poder de Deus. Veja que nada passa despercebido ao Senhor. Nem mesmo a nossa vida. Ele nos conhece pelo nome. Aquele que sustém o universo nunca nos desamparará. Por isso, no lugar de lamentar pelos nossos problemas, estejamos prontos para louvar a Deus. 


O Deus poderoso é intimo de nós. 

Comentários