Valores

Leitura Bíblica: Tito 2.11-15

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece (1Co 13.4).


Um príncipe chinês orgulhava-se de sua coleção de porcelana, constituída por doze pratos assinalados por grande beleza artística e decorativa. Certo dia, o seu zelador, em um momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças. Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou à morte o dedicado servidor. Às vésperas da execução, apresentou-se um sábio bastante idoso, que se comprometeu a devolver a ordem à coleção, se o servo fosse perdoado. Este solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma toalha de linho, bordada cuidadosamente, e os pedaços da preciosa porcelana fossem espalhados em volta do móvel. Atendido na sua solicitação, o sábio acercou-se da mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore e arrebentando-as todas. Ele disse: “Aí estão, senhor, todos iguais conforme prometi. Agora podeis mandar matar-me. Desde que essas porcelanas valem mais do que as vidas, sacrifico-me em benefício dos que irão morrer no futuro, quando cada uma dessas peças for quebrada. Assim, com a minha existência, pretendo salvar onze vidas, já que elas, diante desses objetos nada valem”. Passado o choque, o príncipe, comovido, libertou o velho e o servo, compreendendo que nada há mais precioso do que a vida em si mesma.

Podemos achar um absurdo alguém valorizar mais um prato do que uma vida, mas vivemos em um mundo de valores invertidos, de atitudes semelhantes à desta fábula. Hoje muitos valorizam mais as coisas do que a vida humana. Um mundo de extravagâncias e intolerâncias, de pouca fé e piedade. 

Que possamos viver em sensatez, amando a Deus, valorizando e cuidando do nosso próximo. Amando as pessoas mais do que as coisas. E também exortando e repreendendo aqueles que estão perdidos, ensinando o caminho aos que dele distantes estão.


Valorize o que tem valor.

Comentários