Relacionamento

Leitura Bíblica: Mateus 7.1-5


Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado (Gl 6.1).


Todos nós temos dificuldades nos relacionamentos. Na prática, como deveria um cristão se comportar para com um companheiro que agiu mal? Acho muito oportuno o pensamento de John Stott ao comentar nosso texto base, mostrando duas coisas que devemos evitar e uma que devemos praticar. Ele diz: 1. O cristão não deve ser juiz. 2. O cristão não deve ser hipócrita. 3. O cristão deve antes ser um irmão.

O cristão não deve ser juiz (vv. 1 e 2). Não devemos viver condenando ou censurando as pessoas. “Não julgueis” não é uma proibição a qualquer tipo de crítica, mas à crítica desmedida, maldosa e destruidora. Não é ser cego aos erros dos outros, mas também não ser um ávido descobridor de erros. É preciso tomar cuidado para não querer assumir o papel de juiz no lugar de Deus. “Nada julgueis antes do tempo” (1Co 4.5a - NTLH). “O ponto simples, mas vital que Paulo está apresentando nestes versículos é que o homem não é Deus” (Stott). 

O cristão não deve ser hipócrita (vs. 3 e 4). “Jesus denuncia a nossa hipocrisia em relação aos outros, isto é, interferindo em seus pecadilhos, enquanto deixamos de resolver as nossas próprias faltas mais sérias” (Stott). Devemos lembrar que, como os outros, também somos pecadores. É hipocrisia viver apontando os erros dos outros sem a menor preocupação com as próprias faltas. Tendemos a exagerar nas faltas dos outros e sempre diminuir a gravidade das nossas. 

O cristão deve antes ser um irmão (v. 5). “Tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”. Depois de remover a trave de nosso próprio olho, podemos enxergar melhor para cuidar de nosso irmão. Jesus não está nos proibindo de tratar de outras pessoas. Ele diz que devemos primeiro cuidar de nossa vida. Desta forma estaremos mais preparados para ajudar os outros.  


Nem juiz, nem hipócrita, mas irmão.

Comentários