Quando te converterdes

Leitura Bíblica: Lucas 22.31-32

Ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu (Is 53.12b).


Não sei quantas vezes me converti na minha adolescência. Digo isso porque tinha uma compreensão errada de conversão. Por isso, quando cometia alguns pecados, no lugar de buscar arrependimento, de confessar os meus pecados, eu acreditava que ainda não era convertido. Em parte, isso pode ter sentido, pois mesmo depois de receber a Cristo, em alguns momentos desviamos do caminho e precisamos fazer uma conversão. Não a conversão do novo nascimento, pois esta ocorreu uma única vez. Mas a conversão do caminho errado para o correto. 

Um exemplo disto pode ser visto na vida de Pedro. Ele era um homem de Deus, mas havia pecado, negado a Jesus. Ele sofreu grande opressão. Antes disso, Jesus disse a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!” (Lc 22.31). Era um momento de grande ação de Satanás. Ele queria destruir a Cristo e a seus discípulos. Pedro, por ser alguém importante na obra de Deus, foi alvo de intenso ataque. Mas as palavras de Cristo logo trazem alívio a esta cena assustadora. “Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lc 22.32a). Jesus não permitiu que Pedro fosse derrotado totalmente. Jesus intercedeu por Pedro. Paulo nos lembra em Romanos 8.34, que Cristo morreu, ressuscitou e intercede por nós. Cristo tinha certeza que sua oração obteria graça eficaz para Pedro, por isso ele diz quando te converteres e não se converteres (Lc 22.32b). A Bíblia Herança Reformada diz que as palavras “quando te converteres” se referem ao voltar, reconciliar. “Não é uma referência à conversão inicial de Pedro, mas à sua restauração após uma grande queda” (BHR).

Como Paulo, nós somos suscetíveis ao pecado e carecemos da intercessão de Jesus. Não precisamos nos converter várias vezes, precisamos nos arrepender de nossos pecados e confessá-los. Assim poderemos retomar o caminho de Deus e ainda ser uma bênção fortalecendo a vida de outras pessoas. 


Rocha eterna é Jesus.

Comentários