Qualidade de vida

Leitura Bíblica: 1Timóteo 6.11-12


Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7).


Mais importante do que a quantidade é  a qualidade. Me refiro à qualidade de vida. Viver vida longa sem qualidade é viver um sofrimento prolongado. Mas o que é qualidade de vida? O que devemos fazer para ter qualidade de vida? Li alguns conselhos de um autor desconhecido que dizia: “Algumas dicas para uma melhor qualidade de vida: 1. Aprenda a respirar, em geral respiramos muito mal. 2. Reeduque sua alimentação. 3. Mexa-se! Exercite-se! No mínimo uma caminhada por dia, mesmo que seja na esteira. 4. Dedique tempo de qualidade às pessoas que você ama. 5. Dez minutos por dia de sol sem filtro solar, mais tempo que isso: filtro solar. 6. Tome bastante água, comece ao levantar. 7. Alongue-se! Alongamento é a base do equilíbrio físico. 8. Aprenda a meditar. 9. Cultive o hábito da oração. 10. Priorize a evolução e a prática do bem”. Boas dicas! Para termos qualidade de vida precisamos cuidar bem do corpo e da alma. 

Para viver bem temos que melhorar as nossas atitudes. Colhemos frutos do que plantamos. Se dormirmos mal, teremos um dia sonolento. Se nos alimentamos mal, teremos problemas com a nossa saúde. Se não lemos a Bíblia e não oramos, nos enfraquecemos espiritualmente. 

Os cuidados com o corpo são muito importantes, mas não mais importantes do que os cuidados espirituais. Com deficiências no corpo até podemos viver e ter qualidade de vida, mas se não estivermos bem espiritualmente todo o restante estará ruim. Infelizmente, nessa responsabilidade dupla de cuidar do corpo e da alma, acabamos muitas vezes priorizando a parte física e não a espiritual. 

Paulo instrui a Timóteo dizendo que ele deveria seguir em justiça e piedade, que o cuidado com sua vida espiritual não era algo apenas para sua vida na terra, mas para a vida eterna. “Exercita-te, pessoalmente, na piedade… a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1Tm 4.7b e 8b).


Viva com qualidade, viva com Deus. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.