Pensando na eternidade

Leitura Bíblica: Salmo 39.1-4


Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim (Ec 3.11).


Em algumas cidades até hoje, quando morre alguém, o sino da igreja católica toca anunciando. John Donne, no século XVII, escreveu o seguinte poema falando sobre este aviso fúnebre: “A morte de qualquer homem me diminui, pois estou envolvido com a humanidade. Consequentemente, nunca perguntes: para quem o sino toca?; é para ti que ele repica”. O som do sino, além de avisar que alguém morreu, realmente é uma lembrança para nós de que também iremos morrer um dia. Acredito que não gostamos muito de ir a hospitais, velórios ou até mesmo ao médico, porque estas idas nos lembram a nossa finitude, nos lembram que ficamos doentes e que um dia morreremos. Acredito que este incômodo está relacionado com o sentimento de punição da morte, afinal ela existe por causa do pecado. E também porque Deus colocou em nosso coração a eternidade. Ou seja, no íntimo sabemos que a morte não é um ponto final. A vida eterna existe. 

Por que é importante pensar na morte? Este não é um assunto que só devemos falar em último caso? Não, é importante falar e pensar sobre isso. Porque pensar na morte nos faz viver melhor a vida, com mais responsabilidade. Saber que nossos dias passam nos faz aproveitá-los melhor. Rick Warren disse em seu livro Uma vida com propósitos: “Para usar sua vida da melhor maneira possível, você não deve esquecer duas verdades. Primeira: em comparação com a eternidade, a vida é extremamente breve. Segunda: a Terra é apenas uma residência temporária. Você não ficará aqui por muito tempo, então não fique muito apegado”. Peça a Deus que o ajude a ver a vida na terra como ele vê. Davi orou: “Então finalmente pedi a Deus: Senhor, mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e eu sou frágil” (Sl 39.4). A vida é curta, busque vivê-la para agradar a Deus. A morte não é o fim da vida. Para o cristão, é o fim do sofrimento.


Não fique apegado a tantas coisas passageiras. 

Comentários

  1. Na pequena cidade onde passava as férias, o sino tocava anunciando o enterro. Eu tenho horror ao toque do sino. Me lembra morte. Dá uma tristeza. Lindo texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante.