Magreza da alma

Leitura Bíblica: Gênesis 41.1-4

Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.14).


Quanto pesa a sua alma? Mesmo não existindo uma forma de definir um peso específico para a nossa alma, sabemos que ela é por Deus nutrida, alimentada. Mas infelizmente podemos também passar por um esfriamento espiritual e a nossa alma pode perder peso, vida e força. Spurgeon, de forma sábia, compara o sonho de Faraó, quando vacas magras engolem as gordas, com este momento de enfraquecimento espiritual. Ele fala sobre o perigo da negligência espiritual: “O sonho de Faraó tem sido muitas vezes a minha experiência de vigília. Meus dias de preguiça têm destruído devastadoramente tudo o que eu tinha alcançado em tempos de aplicado zelo; minhas estações de frio congelaram todo o alegre brilho dos meus períodos de fervor e entusiasmo; e meus acessos de mundanismo têm me trazido de volta dos meus avanços na vida divina. Eu preciso tomar cuidado com orações magras, louvores magros, obediências magras, e experiências magras, pois tudo isso comerá a gordura do meu conforto e paz”. 

Quanto a nossa alma pesa? Isso depende do quanto a alimentamos - quanto oramos, lemos a Bíblia, vivemos em gratidão e adoração. Ter a salvação não é um passaporte para nos assentarmos na sala de espera do céu. Dia a dia precisamos prosseguir, vivendo na presença de Deus, agradando a ele e obedecendo a sua vontade. Caso contrário podemos rapidamente sentir a fraqueza tomando o lugar da força, a tristeza tomando o lugar da alegria, as vacas magras engolindo as vacas gordas, o vigor espiritual sendo drenado pelo enfraquecimento da fé. 

Spurgeon termina seu texto com a seguinte oração: Ó Senhor, mantenha longe de mim a maldição da magreza da alma; não me deixe ter de chorar ‘emagreço, emagreço, ai de mim!’ (Is 24.16), mas que eu seja bem alimentado e nutrido em tua casa, para que louve o teu nome”. Que esta seja a nossa oração. 


Incline-se a Deus e a sua alma viverá.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.